terça-feira, 9 de setembro de 2008

Estudo de sobre Adoração (parte 2)


A d o r a ç ã o E x t r a v a g a n t e

INTRODUÇÃO

Exagerado, fanático, completamente apaixonado e desesperado por Deus, é assim que você vai ficar ao saber mais sobre como você pode adorar ao Senhor.
Ser um adorador extravagante é passar dos limites humanos, sair do natural e ir para o sobrenatural. Ser anormal para os homens e ser normal para Deus. É ser louco para os homens e ser sábio para Deus (I Co 1:21, 3:19). É ser, até mesmo, ridículo aos olhos dos homens e ser lindo aos olhos de Deus. Na adoração extravagante você vai aprender a não agradar os homens, a não se preocupar com o que os outros pensam mesmo que você extravague um pouco mais na adoração. Você vai entender que a sua preocupação deve ser em apenas adorar ao Senhor e atrair os olhos dEle até você!

1. A PAIXÃO E A ADORAÇÃO EXTRAVAGANTE
Você já se apaixonou por alguém? Pois é, quem já se apaixonou vai compreender melhor sobre a adoração extravagante. Quem é apaixonado é capaz de fazer loucuras pelo grande amor de sua vida. A pessoa que está apaixonada faz o possível e o impossível para fazer feliz a pessoa amada. Ele deixa tudo por ela, abre o seu coração, se sacrifica para dar o melhor para ela. Quem está apaixonado extravasa e não se importa com o que os outros pensam. Quantos casais apaixonados abriram mão de amigos, família, emprego, estudos, religião e tantas outras coisas, só pra estarem perto um do outro?
Eu não sei se você sabe, mas a paixão é o amor extravagante, exagerado, amor em excesso. A paixão da carne é passageira. Tudo nessa vida passa, mas a paixão espiritual não passa! Cristo se apaixonou por nós. Nós somos a sua noiva! Ele deixou tudo por nós, e nós abrimos o nosso coração para Ele. Ele se sacrificou para nos dar o melhor e nós decidimos nos dedicar e viver para Ele. Nós (Igreja) vivemos um romance com Ele.
Se Jesus é o meu grande amor, se eu sou apaixonado por Ele, por que eu vou ter vergonha de declarar o meu amor na frente dos outros? Por que vou ter vergonha de gritar o Seu Nome? Por que a noiva não dançaria para o noivo que tanto ama? Quem ama não sente medo, por que “o perfeito amor lança fora o medo” (I Jo 4:18). Quem ama não tem vergonha de fazer a pessoa amada feliz!

FAÇA JESUS FELIZ
Você acha que Jesus não tem sentimentos? A Bíblia diz que o Espírito Santo fica triste (Ef 4:30), se Ele fica triste é porque Ele tem sentimentos, e eu imagino que Jesus também. Então por que não tentar fazê-los felizes? E como isso é possível? Primeiro, sendo fiel, obediente, submisso a Ele, sendo sensível à voz dEle. E depois expressando tudo isso a Ele, em forma de canção, oração, adoração, com palavras de amor, a sós e em público.

ADORAÇÃO EXTRAVAGANTE

O que você pode fazer para agradar a Jesus? O que você acha que se você fizesse agora, Ele se surpreenderia? O que você pode fazer para Ele em momentos de adoração, nos cultos, que expresse o seu amor.
Algumas pessoas ficam presas somente em costumes religiosos e já tem uma forma pré-definida de “adorar” a Deus. E adorar a Deus não se limita a regras ou costumes. Adorar é se prostrar, e não somente o corpo, mas em primeiro lugar o coração, expressando a ele os sentimentos. Afinal, amor não é amor sem que se expresse. Então faça isso, dê mais ao Senhor!
A Bíblia relata a história de uma mulher pecadora que deixou Jesus muito feliz com uma atitude extremamente extravagante: ela se prostrou aos pés de Jesus, chorou e lavou os pés dEle com suas lágrimas e secou-os com seus cabelos e os beijou. Ela amou Jesus. E Jesus retribuiu todo amor daquela mulher, defendendo-a dos fariseus e de todos aqueles que a criticaram por aquela atitude (Mt 26:6-9; Lc 7:37-39).

2. O adorador extravagante não é compreendido por homens, mas é compreendido por Deus
Aquela mulher não foi compreendida por sua atitude radical. Ainda mais porque ela escolheu um perfume muito caro, o melhor que ela tinha, e derramou sobre Jesus. Os religiosos acharam um absurdo aquilo. Talvez você considere seu tempo muito precioso e valioso como aquela mulher considerava aquele perfume. Ela escolheu derramá-lo sobre Jesus porque achou que seria a melhor maneira de usá-lo. E por que não usar o seu tempo para Deus? Por que ligar para o que falam? Faça o que o seu coração pede. Ore em todo tempo, vá a igreja, à célula, gaste tempo com o seu discipulador, sonhe os sonhos de Deus, trabalhe para ver almas libertas e transformadas através da sua vida. Queira as multidões, e faça por onde alcançá-las. Por mais que você, ou os outros não te achem capaz de consolidar, discipular e ser um líder de excelência, sonhe alto, creia! Se esse é o seu sonho, ele se realizará quando você der o seu tempo precioso para Deus.
Talvez você considere outras coisas preciosas, como o seu talento, então o use para Deus. Mesmo que ninguém concorde, faça isso na submissão da sua liderança e Deus te honrará!

3. A Adoração Extravagante de Davi (II Sm 6:12 - 18; II Cr 15:28 - 29)
Davi já era rei, tinha status, fama, posição e um nome a honrar, por isso não podia ficar gritando pela rua, dançando e pulando, senão muitos iriam se escandalizar. Mas ele não pensou assim.
Mical era a filha de Saul. Muito refinada e cheia de apetrechos. Ela era esposa de Davi. Os dois esperavam pela Arca da Aliança que simboliza a Presença de Deus, pois já há muito tempo não a viam. Imagine você, sem a presença de Deus por algum tempo e sabendo que ela viria a qualquer momento. Como você ficaria? Mical ficou
ADORAÇÃO EXTRAVAGANTE

preocupada em fazer uma grande festa, usar a melhor roupa, em vestir Davi com as mais bonitas vestes reais. Mas a preocupação maior dela, não era por causa da Arca, mas por causa do glamour, da sociedade. Mas a expectativa de Davi era tanta, que ele desceu do palácio e foi atrás da Arca (Presença de Deus) e Mical ficou ali, observando pela janela. Como temos reagido diante da Presença de Deus? Ficamos observando ou corremos atrás dela?
Todos estavam sérios, tudo como Mical havia programado. Mas ela não imaginava que as coisas iam fugir do seu controle. De repente começaram a tocar uma música alegre. E eu imagino que as pessoas se seguravam por causa de Davi. Mas quando Davi recebe a presença de Deus ele não se contenta em ficar parado e começa a dançar, pular, celebrar. De repente ele começa a extravagar e tira a sua coroa, as suas vestes reais. Moças começam a dançar atrás dele, seguindo-o pelo caminho em que conduziam a Arca da Aliança. E todos são impactados e envolvidos pela presença de Deus.

A ATITUDE DE MICAL (II Sm 6:19 - 20)
Ao ver toda aquela cena, Mical fica furiosa e despreza a Davi em seu coração. Ansiosa por descarregar seu furor de religiosa sem conhecimento de Deus e sem experiência alguma com o Seu poder, ela vai ao encontro de Davi.
Quando a festa acaba Davi está cheio da unção, cheio do Espírito de Deus e todos vão embora para casa. E ele com um desejo enorme de abençoar a sua casa, também vai embora. Chegando lá, Davi encontra a Mical e ela começa a debochar dele, ao ponto de chamá-lo de vadio e sem vergonha (conforme a Bíblia na Linguagem de Hoje), ofendendo Davi sem escrúpulo algum. Talvez você, querido, já passou por uma situação parecida com essa. Você lembra como foi a sua reação? Pois é! Davi agiu de uma maneira sóbria e correta diante de Deus. Ele não ficou discutindo religião com Mical, ele não perdeu seu tempo com ela. Realmente ele ouviu palavras duras que poderiam entristecê-lo, pois o Espírito de Deus era sobre ele.

A Resposta de DAVI (II Sm 6:21 - 23)
E Davi foi honrado, não perdeu sua fama de rei, mas Mical ficou estéril e nunca mais pode ter filhos e era uma vergonha para as mulheres naquela época, ser estéril.
Davi é um grande exemplo na adoração extravagante. A religião por muito tempo proibiu você de expressar sua alegria diante do Senhor? Saiba, o Espírito de Deus quebrou essa atitude farisaica e hoje temos liberdade para adorar ao Senhor! Aqueles que criticam ficam como Mical, estéreis, e não dão frutos espirituais. Mas quem tem liberdade para adorar ao Senhor e extravagar na adoração, é honrado como foi a mulher pecadora do vaso de alabastro, que foi honrada e todos a conhecem até hoje (Mc 14:3 - 9 - foi uma promessa feita por Jesus) e Davi que é exemplo na adoração até o dia de hoje! E se você também agira assim, será tido como exemplo nessa geração!

2 comentários:

Gigio disse...

agora entendi o que é a Adoração Extravagante
adorar a DEUS sem se emportar com os homens
mais então tbm podemos chmar de adoração em libardade
obrigado pastor Elton suas sabias palavras tem edificado mtas vidas

Danilo Rachidd disse...

è interessante com aconteçe as coisas, nossas igrejas nos dias de hoje, estão preocupadas de mais Com o irmao, e oque ele esta fazendo enquanto sua bençao esta desapareçendo... Vamos lá pessoal Jesus Cristo esta vivo! Nao se envergonhe do nome dele, Por que nao há outro nome alem do dele.
AMEMMMMMMMMMM !