terça-feira, 9 de setembro de 2008

Estudo sobre Adoração- parte 1


A d o r a ç ã o P r o f é t i c a

INTRODUÇÃO
Nestes últimos dias temos vivido e falado como nunca em atos proféticos, palavras proféticas, e tem sido sobrenatural o que Deus tem feito em nossas igrejas através do nosso posicionamento. Os atos e palavras proféticas têm sido ferramentas indispensáveis para a Igreja do Senhor. E a realidade é que nem todos conhecem esse potencial profético que há dentro de nós!
Quando falamos do termo “profético” estamos falando do que é futuro, do que está por vir e isso requer muita fé e respaldo bíblico.
A adoração profética é algo necessário no nosso meio, pois o coração de Deus se alegra quando O adoramos demonstrando a nossa confiança nEle. E essa é a proposta da adoração profética: levar-nos a declarar a Palavra de Deus em tempos de crise e de escassez e também nos leva a mostrar para Deus que nós acreditamos nEle independente das circunstâncias em que temos vivido.
Quando passamos por um problema nem sempre temos que pedir. Às vezes o coração de Deus espera uma atitude diferente nossa. O que comove o coração de Deus é a nossa fé. Quer agradar a Deus? Tenha fé, pois sem ela é impossível agradar a Deus (Hb 11:6). E eu sei que você, como adorador tem procurado agradar a Deus. E eu espero que após essa aula você seja cheio de fé e esperança para adorar ao Seu Deus!

1. UMA QUESTÃO DE ESCOLHA
Muitas vezes Deus nos pede algo e é aí que descobrimos se somos ou não somos adoradores. Por que adorar não consiste em pedir, mas em entregar. Quantas vezes o Senhor nos pede o que mais amamos? E se Ele nos pede é para provar a nossa fé e não porque Ele quer nos ver infelizes!
Certo dia Jesus encontrou com um jovem muito rico, ele era um príncipe da época (Mt 19:16-22). Esse jovem se interessou em falar sobre a salvação, e ele fez uma pergunta para Jesus: “Senhor como posso herdar a vida eterna?” Jesus respondendo àquele jovem disse: “Você deve guardar os mandamentos”. E o jovem deve ter ficado muito feliz, pois ele já fazia isso desde criança. De repente Jesus o surpreende e diz que ainda faltava uma coisa para ele fazer: vender todos os seus bens e repartir suas riquezas com os pobres. Não parece injusto o que Jesus pediu a ele? Mas é aí que nós percebemos que aquilo que o Senhor realmente quer é que estejamos dispostos a renunciar por Ele. E nesse momento eu creio que Jesus esperava uma atitude de adoração daquele jovem. Mas a sua atitude foi oposta, ele ficou triste e não entendeu a proposta de Jesus!
No Antigo Testamento nós vemos Deus pedindo a Abraão o que ele mais amava: Isaque, o filho da promessa (Gn 22:2). Eu acredito que Abraão ficou meio confuso em alguns instantes e devia ter pensado: “Como pode Deus me fazer uma promessa de que serei pai de uma grande nação e agora me pede o princípio da promessa?”.

ADORAÇÃO PROFÉTICA

E é aí que nós vemos um contraste do jovem rico que amava as suas riquezas e Abraão que amou a Isaque. Abraão mesmo podendo ter ficado confuso, deixou sua confusão de lado e escolheu agradar ao Senhor em fé. Temos aqui, então, o respaldo para a adoração profética. Creio que a melhor palavra para se usar num momento de adversidade, angústia ou desespero é essa que Abraão usou. Isaque enquanto subia junto com o seu pai ao cume do monte, pergunta ao pai onde está o cordeiro. E Abraão lhe diz: “Meu filho, o cordeiro Deus proverá para si” (Gn 22:7-8).

Deus Proverá
Deus proverá amado! Quando Ele te pedir alguma coisa que você ama, talvez seja renunciar a sua vontade por não ser a dEle. Renunciar quando você estiver em uma situação que não sabe o que fazer use essa palavra profética e libere-a em adoração ao Senhor: “Deus proverá”.
Quando adoramos a Deus profeticamente Ele se mobiliza a nosso favor. Imediatamente Deus proveu o cordeiro e Isaque foi devolvido a Abraão. Abraão foi suprido pelo Senhor. Hoje vemos o fruto dessa atitude que somos nós, descendentes de Abraão (Gl 3:29).
Abraão escolheu adorar, o jovem rico escolheu a sua riqueza e uma vida de mera religiosidade. Hoje não temos nenhum exemplo bom para se usar daquele jovem. Eu tenho certeza que Deus restituiria a vida dele, pois em Mateus 19:29 Jesus nos diz que nós seremos restituídos cem vezes mais de tudo aquilo que abrimos mão por causa dEle!

Você vai marcar história
Temos uma escolha a fazer em relação a nossa vida, podemos ser como aquele jovem rico que ninguém sabe o nome e deixou uma péssima lição de vida. Como ele escolheu as riquezas e não o dono das riquezas, ele ficou no anonimato. A outra opção é ser como Abraão, um referencial. Pois não só nessa atitude de adoração profética mencionada acima, mas em toda a sua maneira de viver, ele agradou ao Senhor. E a Palavra de Deus diz: “Agrada-te do Senhor e Ele satisfará o desejo do teu coração.” (Sl 37:4). E eu quero profetizar isso na sua vida: os teus desejos nos Senhor serão completamente realizados, se você escolher adorar profeticamente ao Senhor!
Você não nasceu para estar no anonimato, você nasceu para a conquista, para marcar territórios e conquistá-los! Renove a sua mente e receba essa palavra profética hoje: Você vai marcar história!





ADORAÇÃO PROFÉTICA

3. O que a Adoração Profética pode gerar
Quando eu passo a exercitar a adoração profética há um poder de Deus sendo gerado no mundo espiritual. Milagres começam a se estabelecer no reino do espírito. E devemos saber que isso acontece antes de recebermos a benção materializada. Uma das melhores maneiras de adorar a Deus e receber a benção dEle é adorando profeticamente.
Uma das melhores maneiras de adorar a Deus e obter êxito é usando a Palavra de Deus. Mesmo que você não saiba onde se encontra, adore e profetize sob ela. Quando você declara: “Senhor a tua palavra diz que eu não devo me preocupar com o dia de amanhã porque ele não me pertence”. E você libera uma palavra profética em adoração ao Senhor com respaldo bíblico dizendo: “Eu sei que mesmo tendo que resolver algumas coisas amanhã, mesmo com as decisões que eu tenho que tomar e as lutas que eu tenho que enfrentar, eu não vou me preocupar (essa já é uma palavra profética). Pois eu sei que o Senhor me dará vitória”. Nisto está sendo gerada dentro de você, em meio à adoração, confiança no seu Deus. E a preocupação vai embora e você tem a segurança de que Deus agirá por você. Na adoração profética entendemos que chamamos à existência aquilo que não existe!

4. Os Atos Proféticos na Adoração
Eu não poderia deixar de mencionar os atos proféticos na adoração. Que são as danças, os movimentos que fazemos e até mesmo o levantar das nossas mãos, que em momentos específicos de nossas vidas podem transmitir algo ao Senhor.
Os gestos falam, eles refletem o que a nossa alma está dizendo. A dança expressa e profetiza uma alegria que muitas vezes ainda não temos. Por exemplo, alguém diz: “Não vou dançar, pois não estou bem, não estou feliz e não tenho motivos para isso”. Nesse caso a pessoa agiu na sua própria força e se esqueceu de chamar à existência uma alegria futura. Um adorador pensa: “Não estou bem e nem feliz, e até não encontro motivos pra dançar, mas vou fazer isso. Vou dançar, pois sei que Deus se alegra em ver fazendo isso”. A alegria de Deus imediatamente desce sobre a vida do adorador e ele é motivado a dançar por uma alegria que não vem dele, mas vem do seu Deus. Ela não é natural, é sobrenatural! Mas quem disse que temos que viver pelo que é natural? (II Co 5:7). Nesse caso, quando eu danço estou profetizando uma motivação e alegria futura.
Quando eu curvo a minha cabeça eu estou me entregando e dizendo: “Sou Teu, Senhor” Estou rendendo adoração a Ele como Deus e me humilhando com sendo dependente dEle.
Quando eu me prostro estou rendido aos pés dEle e estou profetizando uma exaltação tal, para a minha vida, que nem imagino! Quanto mais me humilho o Senhor me exalta (Tg 4:10)! Quanto mais diminuo o Senhor me faz crescer (Jo 3:30)!
Então, não se esqueça: seu corpo também adora e profetiza! Aleluia!

Nenhum comentário: