terça-feira, 9 de setembro de 2008

Estudo sobre adoração(parte 3)


A d o r a ç ã o E s p o n t â n e a

INTRODUÇÃO

A adoração espontânea nos leva a deixar hábitos e costumes religiosos. As pessoas que ainda se prendem a isso jamais conseguem desfrutar da liberdade na adoração, pois a verdadeira adoração quebra toda regra. Isto é, você ter que de repente abrir mão de toda aquela preocupação e ensaio que você fez para deixar o Espírito Santo conduzir o culto. E não se deixar levar por “regras” que diz que o culto tem que começar com celebração e terminar com adoração. Quem tem que decidir isso é o Senhor, pois o culto é para Ele!
Ás vezes o Senhor quer ministrar de forma diferente e a religiosidade impede algumas pessoas de desfrutarem disso.
Você quer ser uma benção? Quebre as suas regras! Talvez você seja alguém que nem faça parte do louvor da igreja, mas de repente você sente algo no seu coração, aquela vontade de levantar a voz e orar em línguas, de gritar, seja espontâneo. Não seja tímido, abra a sua boca e Deus te usará; muitas vezes até para trazer um avivamento para a sua igreja.

1. O QUE É ADORAÇÃO ESPONTÂNEA?

Tudo o que fazemos para Deus deve ser por livre e espontânea vontade, algo que venha de dentro de nós, por amor, porque queremos e não por obrigação. Tudo pelo Espírito (Zc 4:6).
Não vemos nenhuma passagem na Bíblia de alguém que fosse obrigado a adorar ao Senhor. A adoração deve vir do coração senão ela não é válida. Quando essa característica da adoração está implantada dentro de nós, na maioria das vezes, sem perceber, nos pegamos adorando ao Senhor. No carro, no ônibus, no metrô, no trabalho, na escola ou em qualquer lugar!

SEJA ESPONTÂNEO EM TUDO O QUE VOCÊ FIZER PARA O SENHOR!


2. O CÂNTICO ESPONTÂNEO

Uma vida de adoração espontânea gera cânticos espontâneos. Não adianta falsificar uma coisa que não existe dentro de você. Como já foi dito antes, tem que vir de dentro para fora. A Bíblia diz que a boca fala do que o coração está cheio (Mt 12:34). É muito fácil cantar uma música que já existe, uma letra que já está pronta, que veio do coração de outra pessoa. E muitas vezes nos tornamos hipócritas cantando essas músicas. Difícil é cantar o espontâneo! E você pode perguntar: mais porquê? Por que o espontâneo não é ensaiado, ele vem na hora, é pelo Espírito. É como se o Espírito Santo trouxesse à tona tudo aquilo que está dentro de você. Tanto que o espontâneo

ADORAÇÃO ESPONTÂNEA

pode ser profético, como pode ser extravagante, de celebração ou até um cântico de humilhação buscando a santidade de Deus. Aquilo que estiver dentro do coração do adorador em relação ao seu Deus é o que vai sair no momento.
Eu aconselho a você que é adorador e que tem o coração voltado para Deus a fazer seus próprios cânticos espontâneos na hora em que você estiver adorando ao Senhor. Não tenha medo! Deixe sair as palavras de arrependimento e perdão que estão dentro de você. Libere a fé em forma de canção e profetize em cânticos espontâneos. Seja você um ministro de louvor, um levita ou um adorador que está no meio da igreja, você tem liberdade no Espírito para adorar ao Senhor!

ISSO É ESSENCIAL

Jesus é a essência. Ele é o centro. O Espírito Santo é quem glorifica a Jesus. Deus é quem derrama a unção, e é ela que faz a diferença em nossas vidas. Se você não estiver fluindo na unção não se atreva a ministrar ou cantar espontaneamente. Não se atreva! Todos vão perceber. Você pode se perguntar: Como eu sei que estou fluindo na unção? E eu te respondo: É quando eu estou sentindo a presença de Deus.
Antes de fazer qualquer coisa para Deus busque a sua unção. Quando eu disse anteriormente que é difícil cantar espontaneamente, eu quis dizer isso para aqueles que não estão acostumados a fluir na presença de Deus. Para ou outros, não.

TODOS PODEM CANTAR

O espontâneo não é só para os ministros de louvor ou para quem ministra na igreja. Mas sim, para todos os que são adoradores do Senhor Jesus. É só deixar o medo e a timidez.
A Bíblia diz que o amor lança fora todo medo (I Jo 4:18) e diz também que os tímidos não herdarão o Reino de Deus (Ap 21:8). Timidez para adorar, não vem de Deus, repreenda! Está quebrado todo espírito de timidez, em Nome de Jesus! Deus nos deu um espírito de ousadia (II Tm 1:7). Talvez, você nem seja afinado, não importa! Esqueça de todos que estão à sua volta. É claro que no ministério de louvor deve haver uma harmonia e afinação. Mas a igreja não deve ser preocupar com isso, pois todos os que tem fôlego devem adorar ao Senhor (Sl 150:6).

CRIE O SEU PRÓPRIO CÂNTICO

Mais uma vez quero dizer: não imite ninguém. Seja autêntico, não copie o cântico dos outros. Deus nos fez para ser criativos. Se você não tem coragem de fazer um espontâneo na igreja, comece em casa, nos seus momentos de adoração, ou na sua célula que é uma reunião com poucas pessoas. E depois você se sentirá seguro para exercitar na igreja. Nunca perdendo o foco principal que é Jesus! Tudo vem dEle e é para Ele!



ADORAÇÃO ESPONTÂNEA

OS MELHORES MOMENTOS

Eu quero ministrar algumas experiências minhas em alguns cultos que tenho ministrado, principalmente em nossa igreja, Eu sinto que os melhores momentos na hora da adoração são aqueles que eu esqueço o que planejei. Quando eu quebro as regras, esqueço a letra existente e busco aquela que está em meu coração.
Algumas pessoas dizem que devemos priorizar a Palavra na hora do culto. Eu não concordo exatamente com isso. A nossa prioridade é a liberdade no Espírito Santo. É Ele quem nos conduz! Em algumas igrejas, infelizmente, não é assim que acontece. A hora da Palavra é muito importante, pois é a verdade de Deus que nos liberta (Jo 8:32). E é por isso que ela tem que fazer parte também do momento de louvor na igreja. O louvor e a adoração têm que ter respaldo bíblico, principalmente quando ele dura mais que o normal. Os momentos de louvor dos nossos cultos não podem se resumir somente em cantar músicas, é preciso haver uma ministração, quebrantamento, pois a motivação deve ser atrair a Presença de Deus.
O melhor momento na adoração é aquele que você se entrega, esquece de tudo e de todos. Onde você espontaneamente grita, chora, dá brados de júbilos e faz o que simplesmente te dá vontade de fazer para o seu Deus. Eu sonho com uma igreja assim! Uma noiva completamente apaixonada e desesperada de amor por Jesus. Todos nós um dia seremos assim, eu creio.



















Um comentário:

Unknown disse...

Pastor gostei muito do que li pois estou a procura de respostas sobre como adorar a Deus,louvo a Deus pela sua vida