terça-feira, 9 de setembro de 2008

Estudo sobre adoração(parte 5) Final



A d o r a ç ã o e m S a n t i d a d e

INTRODUÇÃO

Não existe nada melhor do que procurarmos entender como agradar a Deus e como estar perto dEle, pois tudo que Ele quer é isso, nos ter ao seu lado. Vamos aprender nessa aula, um pouco mais sobre como agradar a Deus e como estar perto dEle.
Não é sempre que temos ânimo para isso. Às vezes, as palavras até nos faltam e ficamos repetindo as mesmas coisas (aleluia, louvado seja Deus, amém, glória Deus e etc.). E isso muitas vezes, parece mais que são frases decoradas do que adoração.
O Senhor nos pede para nós nos apresentarmos como sacrifício vivo no seu altar (Rm 12:1). A adoração que Ele mais gosta é a adoração que nos custa, por isso Davi disse que não iria apresentar a Deus uma oferta que não custasse nada (II Sm 24:24). Se entregue a Ele em adoração, e quando você se encontrar nesses momentos, procure palavras bonitas dentro do seu coração e expresse-as para Deus. Se você olhar pra dentro de si mesmo, com certeza encontrará algum sentimento por ele.

1. O SENTIMENTO

”Amarás, pois, ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento, e de todas as tuas forças; este é o primeiro mandamento.”
(Marcos 12:30)
O amor é o sentimento mais lindo que o ser humano pode ter e o Senhor Jesus deseja que nós tenhamos maior amor por Deus do que por qualquer outra pessoa. Entenda, Deus não quer um amor fingido e aparente, mas um amor sincero e que vem do nosso coração, pois é lá que moram os verdadeiros sentimentos.
No texto acima aprendemos o que Deus quer de nós e como oferecermos uma adoração em santidade. Ele nos diz pra adorarmos com a nossa alma, e a alma fala da nossa vontade. O verdadeiro adorador não vive o tempo todo sem vontade de adorar a Deus. E quando isso acontece ele luta contra a sua vontade para fazer a vontade de Deus, e a sua alma junto com um coração cheio de amor se derrete na presença de Deus. E ele então consegue oferecer o que Deus não resiste: o quebrantamento (Sl 51:17).
Algo importante neste versículo, é que podemos ver que Deus não quer somente as nossas emoções, nós devemos O adorar com a razão também, ou seja, com o entendimento. Devemos fazer um culto racional como disse o apóstolo Paulo (Rm 12:2). Isto implica em que eu saiba o que eu estou fazendo. E por isso devo conhecer ao Deus que estou adorando. A Bíblia diz pra conhecermos a Deus e prosseguirmos em conhecê-lo (Os 6:3) e não devemos conhecê-lo somente de ouvir falar (Jó 42:5).


2. para quem deseja ser santo

Se existe um desejo no seu coração de ser santo, isso é maravilhoso! Viva a vida separado para Deus, somente para Ele, o Deus verdadeiro, Jesus Cristo! Para isso, devemos:

1º) Amar o que Deus ama
Ele ama a sua família, os seus irmãos da igreja, seus amigos, mas ama também seus inimigos. Ele ama a todos, sem distinção.

2º) Olhar o que Deus olha
Ele olha para situação atual do Brasil e das nações, das famílias. Ele olha para as almas perdidas e para tantas coisas que muitas vezes nem prestamos atenção.

3º) Falar o que Deus fala

Nossa linguagem deve ser pura, nossa boca dever ser santa, não devemos usar nossa boca para falar mal uns dos outros, palavrões, ou emprestar nossa boca para o inimigo. Nossa boca deve ser a boca de Deus na terra.

Nós precisamos desejar isso, o nosso prazer deve ser adorar ao Senhor, ser santos, como Ele é santo (Lv 19:2). Isso é adoração em santidade!
Quando eu decido andar com Deus, sou envolvido por um desejo de adorá-lO continuamente. E quanto mais eu ando com Ele, mais me pareço com Ele. Há um ditado que diz: “me diz com quem tu andas que eu direi quem tu és.”. Se andarmos com Deus, nos tornaremos como Ele: santos (separados).
O segredo para viver uma vida de santidade é a proximidade de Deus. Quando eu busco a Deus, Ele me santifica e eu posso agir diferente em tudo que eu faço em relação a Deus, a mim e em relação ao próximo.
A adoração em santidade não é simplesmente quando eu deixo de fazer aquilo que considero “pecado mais grave”, mas implica também em abrir mão da minha vontade, inclusive em relação ao meu semelhante. Como imagem e semelhança de Deus, devo agir como Deus. Jesus nunca desprezou os pecadores e nós muitas vezes desprezamos as pessoas pelos seus erros, sem olharmos primeiramente os nossos (Mt 7:3 - 5). Decida hoje mesmo imitar a Jesus e viver uma vida de adoração em santidade.

Nenhum comentário: