terça-feira, 24 de junho de 2014

[PALAVRA PARA AS CÉLULAS] O PRINCÍPIO DA HONRA

O PRINCÍPIO DA HONRA

"...porque aos que me honram honrarei,
porém os que me desprezam serão desprezados."
(1 Samuel 2:30)


A DEFINIÇÃO DE HONRA
   A palavra honra no dicionário tem o seguinte significado: avaliação, apreço, valorização, respeito e gloria. Quando "honramos" uma pessoa falamos que ela é extremamente valiosa aos nossos olhos. Dizemos que quem ela é e o que ela diz tem um peso grande.

A QUEM DEVEMOS HONRAR?

1) HONRAR A DEUS
   Para alguns, isso não é novidade. Honrar a Deus é dar o primeiro lugar a Ele, é entregar a direção de nossas vida nas Mãos dEle. Mas podemos fazer mais do que isso.

   Em Mateus 15:8 está escrito: "Este povo se aproxima de mim com a sua boca e me honra com os seus lábios, mas o seu coração está longe de mim.". Jesus disse: "Onde estiver o teu tesouro, ali estará também o teu coração". Deus se importa com tudo o que fazemos se conseguimos, por meio disso, honrá-lo!

      Olhe para as Escrituras: Israel durante séculos honrou a Deus com tudo. Cada animal do campo que nascia, cada nova colheita, cada filho que saía de suas entranhas, as festas e feriados bíblicos, refeições, roupas, corte de cabelo, famílias, casas… tudo trazia a ideia: Isso é para honrar a Deus!

2) HONRAR A DEUS ATRAVÉS DAS FINANÇAS
"Honra ao SENHOR com os teus bens, e com a primeira parte de todos os teus ganhos; E se encherão os teus celeiros, e transbordarão de vinho os teus lagares."
(Provérbios 3:9-10)

   Quando o homem honra a Deus com seus bens ele é abençoado. Em Malaquias 3:10 diz: "Trazei todos os dízimos a casa do tesouro, para que haja mantimento em minha casa, e depois fazei prova de mim, diz O Senhor dos Exércitos se Eu não vos abrir as janelas dos céu e não derramar sobre vós uma benção tal,que não tenham onde guardá-la."
   
   Quando honramos ao Senhor com nossos bens, Ele repreende o demônio chamado devorador. Quando o homem honra ao Senhor da forma que Ele quer ser honrado, Deus tem o compromisso de abençoá-lo. Leia as consequências da honra em Deuteronômio 28:1 - 6.

3) HONRAR A FAMÍLIA
   Quando uma família cresce e prospera não é por acaso. Da mesma forma quando famílias falham não é por acaso. Muitas vezes é porque algum princípio na Palavra de Deus tem sido negligenciado. Um princípio frequentemente negligenciado é o da honra.

   A atitude de honra e as ações que a acompanham criarão um ambiente saudável e aconchegante onde a família possa crescer.

   Mas precisamos tomar o cuidado para não deixar que a família tome o primeiro lugar em nossas vidas e honremos mais a ela do que a Deus.

"Por que pisastes o meu sacrifício e a minha oferta de alimentos, que ordenei na minha morada, e honras a teus filhos mais do que a mim, para vos engordardes do principal de todas as ofertas do meu povo de Israel?"
(I Samuel 2:29)


4) HONRAR AS AUTORIDADES
"Obedecei a vossos pastores, e sujeitai-vos a eles; porque velam por vossas almas,
como aqueles que hão de dar conta delas; para que o façam com alegria e não gemendo, porque isso não vos seria útil."
(Hebreus 13:17)

"Toda a alma esteja sujeita às autoridades superiores; porque não há autoridade que não venha de Deus; e as autoridades que há foram ordenadas por Deus."
(Romanos 13:1)

COMO PODEMOS RESTAURAR A HONRA NAS NOSSAS VIDAS?

1. DECIDIR HONRAR E VALORIZAR MAIS A DEUS E DEPOIS ÀS OUTRAS PESSOAS
   A questão é "decidir", porque honra não é um sentimento, é uma decisão. Deus não ordena sentimentos, mas nos ordena a pensarmos e agirmos da forma correta. Em 1 Pedro 2:17, Deus disse, "tratai todos com honra".

2. AGIR DE ACORDO COM NOSSA DECISÃO
   O segundo passo é "agir", porque honra envolve atitudes, fazer, mostrar e expressar.

E A PESSOA QUE NÃO MERECE HONRA?
   É verdade que algumas pessoas possam não merecer honra devido a sua conduta. Talvez um cônjuge agiu com ódio ou sem amor, ou um filho foi rebelde. Mas é interessante o que Pedro disse: "tratai todos com honra" (1 Pedro 2:17).

A HONRA DE DEUS VEM SOBRE AQUELES QUE HONRAM

"...porque aos que me honram honrarei"
(1 Samuel 2:30)



Deus te abençoe!

Seus Pastores,
Felipe Oliveira e Elton Santos

quarta-feira, 18 de junho de 2014

[PALAVRA PARA A CÉLULA] O PODER DA HONRA

O PODER DA HONRA

"Acautelai-vos, para não perderdes aquilo que temos realizado com esforço, mas para receberdes completo galardão."
(2 João 1:8)

INTRODUÇÃO
   Esse texto nos afirma que a vontade de Deus é que nosso galardão seja completo. Isso mostra que alguns podem ter um galardão completo, alguns terão galardão incompleto e outros, nenhum galardão. Aquele que honra é abençoado. Honra é respeito, reconhecimento, deferência, é perceber que alguém é enviado por Deus para nos abençoar. Você tem recebido tudo aquilo que Deus tem para você? A honra tem algo a ver com receber a recompensa completa. Para ser completa a recompensa tem que ser em três níveis: do Profeta, do Justo e do Pequenino (Mat. 10:40 - 42).

GALARDÃO DO PROFETA
   Quando não há honra para com o profeta não recebemos o galardão que vem através dele. Uma pessoa que se fecha para com o profeta não recebe a bênção que Deus tem para dar através dele. O aluno que não honra o professor não recebe a bênção do ensino através dele.
   Um princípio espiritual: Você não recebe nada daquele a quem você critica e não honra.
   Algumas pessoas não prosperam no trabalho porque não honram aos lideres, chefes e patrões. Onde não há honra a chave espiritual não abre a porta da bênção.

GALARDÃO DO JUSTO
   O justo é o irmão que convive conosco na igreja. É um irmão simples que recebe uma bênção ou dom de Deus e não é honrado pelos demais e por isso quem o desonra não recebe o milagre que Deus tem para fazer através daquele irmão.

GALARDÃO DO PEQUENINO
   É aquele que está abaixo de nós na hierarquia, ou é mais novo na fé, mais novo na idade, menos experiente. Quando Deus escolhe esse pequenino para nos abençoar, só recebemos a bênção quando lhe damos honra.

"Eis que a vossa casa vos ficará deserta. E em verdade vos digo que não mais me vereis até que venhais a dizer: Bendito o que vem em nome do Senhor!"
(Lc 13:35)

   Quem não aprende a dizer “bendito o que vem em nome do Senhor”, não vai ser abençoado.

POR QUE AS PESSOAS RESISTEM EM HONRAR O LÍDER E NÃO RECEBEM O GALARDÃO?

1. Deus sempre envia o que precisamos dentro de uma embalagem que não gostamos (Mc 6:1 - 5)
   Jesus era o que o povo precisava, mas estava numa embalagem que eles não gostaram e por isso não aconteceram milagres em Nazaré. Por que não honraram Jesus não foram abençoados com seus milagres. E não O honraram porque Jesus veio numa embalagem que eles não gostaram – humilde, montado num jumentinho, manso e não falava em pegar em armas para derrubar o governo.

2. Pensam que o homem de Deus não merece honra
   Não honramos pessoas, mas sim a unção de Deus que está sobre elas. Ana era estéril e queria um filho. Deus queria lhe dar esse filho, mas determinou que isso seria feito através de Eli, um mau sacerdote. Mesmo assim ela não o desonra e lhe chama de “meu senhor” e por isso foi abençoada com o filho que queria.
   Outro exemplo: a mulher grega que foi chamada de cachorrinha (Mc. 7:25 - 29) porque ela honrou a Jesus, mesmo sendo ofendida, ela foi abençoada.

3. Imaginam que não foi Deus que colocou o líder em posição de autoridade (Rm 13:1; 1 Sm. 15:11)
"Todo homem esteja sujeito às autoridades superiores; porque não há autoridade que não proceda de Deus; e as autoridades que existem foram por ele instituídas"

   Saul perdeu a posição porque desonrou Davi. Davi recebeu o trono porque honrou Saul, mesmo ele não merecendo.

POR QUE NÃO HONRAMOS OS LÍDERES?
   A honra genuína é reconhecer o que é verdade, mas muitos de nós somos orgulhosos e não queremos honrar ninguém para não sermos confundidos como "puxa saco". Não honramos pessoas e sim a unção de Deus que está sobre aquelas pessoas.

   Se você valoriza e honra a Igreja você vai receber a bênção da Igreja. Se você honra os líderes vai receber o galardão dos líderes. Veja como uma mulher que honrou Jesus com um vaso de alabastro pôde ser tremendamente  abençoada por ele  (Mc 14:3 - 9).

   Alguns não honram porque se sentem superiores ou melhores que seus líderes – 1Pe 2:17 diz – "Tratai todos com honra, amai os irmãos, temei a Deus, honrai o rei".


   Devemos rejeitar todo espírito de desonra em nosso meio. Quem não honrar o líder que Deus colocou para ser bênção em sua vida não vai receber o que deseja. Será que você tem recebido tudo que Deus tem pra você?


Deus te abençoe,

Pastores Felipe Oliveira e Elton Santos

terça-feira, 10 de junho de 2014

PALAVRA PARA CÉLULA: PENTECOSTES, A LÍNGUA DO CÉU NA TERRA

PENTECOSTES: A LÍNGUA DO CÉU NA TERRA
(Deuteronômio 16:10 - 11)

      A Festa de Pentecostes é uma das Festas Bíblicas anuais que deve ser comemorada pelos filhos de Deus, como está escrito em vários textos do Pentateuco (os cinco primeiros livros da Bíblia).
      Pentecostes é uma Festa de Celebração, dança, alegria e colheita. Porém, há uma peculiaridade a mais: é em Pentecostes onde se inaugura na Terra a língua do Céu.

E, cumprindo-se o dia de Pentecostes, estavam todos concordemente no mesmo lugar; e de repente veio do céu um som, como de um vento veemente e impetuoso, e encheu toda a casa em que estavam assentados. E foram vistas por eles línguas repartidas, como que de fogo, as quais pousaram sobre cada um deles. E todos foram cheios do Espírito Santo, e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem.
(Atos 2:1-4)

      Em Pentecostes, os discípulos foram envolvidos pela primeira vez no poder do Espírito Santo e passaram a falar em outras línguas. Foi como se o povo de Deus passasse, a partir desse momento, a ter uma mesma linguagem, afinal, a linguagem revela o contexto que fazemos parte.

      No dia de Pentecostes, cumpriu-se o que foi profetizado em Joel 2:28,29:
Acontecerá depois que derramarei o meu Espírito sobre toda a carne; vossos filhos e vossas filhas profetizarão, os vossos velhoss terão sonhos, os vossos jovens terão visões; e também sobre os servos e sobre as servas naqueles dias derramarei o meu Espírito.

      Sobre a Festa de Pentecostes devemos entender:

1) PENTECOSTES É RECEBER O PODER DO ESPÍRITO
   Pentecostes fala da descida e da legalidade do Espírito Santo na Terra. Antes de Jesus vir à Terra, morrer, ressuscitar e ascender aos Céus, o Espírito Santo não estava na Terra. O Espírito era derramado sobre profetas, sobre sacerdotes e sobre reis; eles recebiam a unção específica para aquilo que executariam.

2) EM PENTECOSTES RECEBEMOS CAPACITAÇÃO PARA O MINISTÉRIO QUE O SENHOR NOS DEU
O Espírito do Senhor está sobre mim.
(Isaías 61:1)

    Jesus, ao começar o Seu ministério, foi revestido pelo Espírito Santo. Ele testificou isso ao ler um trecho da profecia de Isaías. Jesus nos instruiu dizendo que não poderíamos fazer a Sua obra sem termos o Espírito em nossas vidas.

E recebereis o poder do Espírito e ser-me-eis testemunhas.
(Atos 1:8)

   O Espírito Santo vem sobre nós para sermos testemunhas do poder de Deus.

3) PENTECOSTES PROFETIZA A NOSSA PROSPERIDADE E COLHEITA
    É em Pentecostes que as primícias, os primeiros frutos da Colheita, são entregues na convicção de que virá uma colheita tremenda. É a Festa da fartura que todos devem celebrar.
    A partir dessa Festa de Pentecostes Deus irá liberar uma grande e poderosa colheita em todas as áreas das nossas vidas!

E, ouvindo eles isto, compungiram-se em seu coração, e perguntaram a Pedro e aos demais apóstolos: Que faremos, homens irmãos? E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo; porque a promessa vos diz respeito a vós, a vossos filhos, e a todos os que estão longe, a tantos quantos Deus nosso Senhor chamar. E com muitas outras palavras isto testificava, e os exortava, dizendo: Salvai-vos desta geração perversa. De sorte que foram batizados os que de bom grado receberam a sua palavra; e naquele dia agregaram-se quase três mil almas, e perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações. E em toda a alma havia temor, e muitas maravilhas e sinais se faziam pelos apóstolos.
(Atos 2:37-43)

    Pentecostes foi uma explosão de salvação de vidas. De uma Igreja que era composta por 120 pessoas, após a descida do Espírito Santo, na primeira ministração, converteram-se três mil pessoas.

    Pentecostes traz o tempo da salvação. A autoridade e o poder de Deus se manifestam. Em Pentecostes vemos sinais, milagres, prodígios e maravilhas.

Varões israelitas, escutai estas palavras: A Jesus, o nazareno, varão aprovado por Deus entre vós com milagres, prodígios e sinais, que Deus por ele fez no meio de vós, como vós mesmos bem sabeis.
(Atos 2:22)


    A unção de milagres virá sobre nossas vidas, pois estamos em Pentecostes. Seremos envolvidos pelo poder do Espírito e seremos transformados.

    Por isso venha participar conosco da Festa de Pentecostes nesse Domingo (15/06) às 19hs. Nosso endereço você encontra aqui.


Deus te abençoe,

Pastores Felipe Oliveira e Elton Santos

sábado, 7 de junho de 2014

MACRO-CÉLULA com NOITE DO HOT DOG

Shalom a todos! 

Domingo (22/06) às 19hs realizaremos uma Reunião Especial em nossa Igreja, a Macro-Célula, com a Noite do Hot Dog. Toda a renda dessa noite será revertida para custear as despesas que temos com o aluguel da Igreja.

Queremos convidar você a nos ajudar, comprando 1 convite pelo custo de R$10,00 que dará direito a 2 Hot Dogs e 1 Refrigerante (200ml).

Mesmo que você não possa comparecer nesse dia, compre um convite para nos ajudar. 

Os convites podem ser adquiridos com Depósito, Cartão de Débito ou Cartão de Crédito através do PagSeguro, no botão abaixo ou pelo Menu "Dízimos e Ofertas", na opção "Doar com PagSeguro" na lateral direita aqui do Blog.


Após efetuar o pagamento seu email ficará registrado e você poderá retirar os seu(s) convite(s) em nosso(s) Culto(s) ou na data do Evento.

Deus os abençoe!