sábado, 29 de novembro de 2014

|Palavra para Célula| JESUS É O NOSSO NATAL!

PALAVRA PARA CÉLULA
JESUS É O NOSSO NATAL


INTRODUÇÃO
Hoje vamos conhecer um pouco a respeito do Natal, que foi uma data escolhida para representar o dia em que Jesus nasceu. Muitas comemorações natalinas por aí não tem relação nenhuma com o nascimento de Jesus. Algumas pessoas focam o Natal em uma decoração ou dar e receber presentes e etc. Embora não sendo uma data bíblica o Natal deve servir para nós cristãos como um tempo de reflexão e de nos lembrarmos que o Salvador veio ao mundo para nós.

"E o anjo lhes disse: Não temais, porque eis aqui vos trago novas de grande alegria,
que será para todo o povo: Pois, na cidade de Davi, vos nasceu hoje o Salvador,
que é Cristo, o Senhor."
(Lucas 2:10-11)

O natal é a boa-nova: Jesus nasceu! Uma boa-nova de alegria que foi anunciada pelos próprios anjos. Os céus se movimentaram; uma multidão de anjos cantou em grande
alegria. O verdadeiro sentido no Natal é Jesus, o único Mediador entre Deus e os homens. Devemos nos alegrar pois o Natal é Cristo em nós.

"E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, e vimos a sua glória,
como a glória do unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade."
(João 1:14)

Hoje o Natal é comemorado com uma alegria provocada pela bebida, comida, danças, drogas, luzes, fogos de artifício etc. Porém, a Bíblia nos fala de uma alegria provocada por outro motivo completamente diferente. Em Mateus 2:10 vemos os reis que foram visitar Jesus quando nasceu alegrando-se muito pelo nascimento do Messias. Foi a primeira celebração de Natal. Assim também nós devemos nos alegrar pela vinda do Messias Jesus ao mundo. A alegria de celebrarmos o Natal é alegria que vem do cumprimento das profecias bíblicas (Miquéias 5:2-4/Isaías 9:6), é a alegria que vem do anúncio do Filho de Deus que salvará toda a humanidade (João 1:29) e que ficará conosco para sempre (Isaías 7:14)!


OS SÍMBOLOS DO NATAL ATUAL
Ao passo de que o Natal é uma celebração bíblica pelo nascimento de Jesus, desde o primeiro Natal até hoje muitas práticas foram incluídas que desviaram totalmente o sentido do que deveria ser essa celebração.

25 de Dezembro
A história indica, desde a época do ano 6 d.C., que Jesus nasceu em Setembro ou começo de Outubro, provavelmente em uma Festa de Tabernáculos. Logo, nada tem a ver com a data hoje estabelecida pela Igreja de Roma (25 de Dezembro). Isso nos faz entender que não precisamos de um dia para celebrar o Natal. Podemos sim usar o dia 25 de Dezembro como uma oportunidade para refletir a Luz de Cristo ao mundo. Porém, Natal é todo dia. Todos os dias devemos nos alegrar por que Deus enviou ao mundo o Seu Filho Jesus. Todos os dias devemos nos lembrar que Jesus é a nossa única esperança de salvação!

O PRESÉPIO
O presépio, embora artisticamente seja bonito, é um estímulo à idolatria. A Palavra nos ensina que não devemos fazer "imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra." (Êx 20:4)

PAPAI NOEL
Papai Noel, é na verdade, São Nicolau, um bispo católico do séc. V; Bispo de Mira, santo venerado pelos gregos e latinos em dezembro... Conta-se a lenda segundo a qual presenteava ocultamente três filhas de um homem muito pobre. E daí deu origem ao costume de dar presentes em secreto na véspera do dia de São Nicolau (6 de dezembro), data que depois foi transferida para o Natal. Daí a associação do Natal a São Nicolau. Mas se formos pensar, como alguém pode aceitar uma história que fala sobre um velhinho que sai em uma noite só por todo o mundo, de casa em casa, entregando presentes? E se você sabe que Papai Noel não existe, que é só brincadeirinha, por que faz tudo o que exige o ritual do Natal? Por que ilude seus filhos com essa história? Por que permite que uma mentira se torne realidade em sua casa?

"Como o louco que atira tições, flechas, e morte, assim é o homem que
engana o seu próximo, e diz: fiz isso por brincadeira."
(Provérbios 26:18-19)

As músicas de Natal dizem: "eu pensei que todo mundo fosse filho de papai Noel..." Nosso único Pai é Deus e aqueles a quem ele atribuiu essa autoridade, como pais naturais ou espirituais!


CONCLUSÃO
Outro perigo iminente nessa época do ano é o "espírito do natal" que nada mais é do que um engano que leva as pessoas ao consumismo, gastando o que não tem para seguir uma tendência comercial e, que em nada agrada a Deus. Um exemplo disso são as pessoas que começam o ano seguinte enforcadas em dívidas que fizeram no Natal, com compras (para seguir o costume de presentear a todos); além disso, ainda existem os gastos com decorações natalinas, comidas típicas e etc.

Precisamos tomar cuidado para nesses dias para não nos desviarmos do que deve ser o verdadeiro sentido do Natal: lembrar-se que o Messias veio ao mundo para cumprir o propósito de Deus de nos trazer a salvação. Essa alegria precisa estar em nossos corações todos os dias!

"E o anjo lhes disse: Não temais, porque eis aqui vos trago novas de grande alegria,
que será para todo o povo: Pois, na cidade de Davi, vos nasceu hoje o Salvador,
que é Cristo, o Senhor."
(Lucas 2:10-11)



Deus te abençoe!

Seus mentores,

Pastores Felipe Oliveira e Elton Santos

sexta-feira, 21 de novembro de 2014

|Palavra para Célula| VIVER NO GOVERNO DO ESPÍRITO E NÃO NO GOVERNO DA ALMA

PALAVRA PARA CÉLULA
VIVER NO GOVERNO DO ESPÍRITO
E NÃO NO GOVERNO DA ALMA
(Gl 5:16 - 18, 24, 25)

"Digo, porém: Andai em Espírito, e não cumprireis a concupiscência da carne.
Porque a carne cobiça contra o Espírito, e o Espírito contra a carne; e estes opõem-se um ao outro, para que não façais o que quereis. Mas, se sois guiados pelo Espírito, não estais debaixo da lei...E os que são de Cristo crucificaram a carne com as suas paixões e concupiscências. Se vivemos em Espírito, andemos também em Espírito."


INTRODUÇÃO
Sabemos que há duas dimensões para o homem: carne ou espírito, natural ou sobrenatural. Como Igreja, precisamos viver no governo do Espírito, não podemos viver no governo da alma (carne), pois isso não agrada a Deus que enviou Seu Filho para morrer por nós e nos salvar. Precisamos entrar no sobrenatural de Deus, experimentar milagres, prodígios e maravilhas em nossa vida, família, célula,  trabalho...


VIVER NO ESPÍRITO
O espírito do homem é a lâmpada do Senhor que esquadrinha o mais íntimo da sua vida. Então, o espírito que está no homem é a lâmpada do Deus Todo Poderoso (Pv 20:27). Você tem o Espírito Santo. Você é templo do Espírito Santo. O Espírito Santo vive em você. Essas verdades não podem ser esquecidas. 

Você foi chamado para viver no governo do Espírito, chamado para viver no Espírito e não satisfazer o que a carne deseja. Há pessoas que são nascidas do Espírito, mas não são curadas na alma. Elas têm uma dependência na alma e não conseguem entrar no gozo do Senhor.

A regeneração da alma logra êxito para o ser humano. A obra do Espírito é pronta, mas o que encaminha o indivíduo a lograr êxito é a Cura da alma. A cura da alma é a libertação dos conceitos externos, de todas as flechadas que o inimigo lança para poder amarrar as vidas, de colocar as pessoas debaixo de jugos, de nunca permitir que avancem.

As pessoas vivem conceituadas, debaixo de estereótipos, elas não acreditam que os vizinhos gostam delas, que os chefes gostam delas; não acreditam que a Igreja, as células, e o contexto em que vivem possam facilitar um bom relacionamento porque possuem limitações na alma. Vivem buscando auto-afirmação, querem provar para elas mesmas que são alguma coisa quando lá dentro já tem a resposta de que não são aquilo que afirmam ser; dentro delas não ressoa a voz de uma verdade.

A Bíblia diz que para o que entra em uma guerra só há duas condições: vencer ou ser vencido; o vencido se torna escravo do vencedor. Se você estiver passando por uma guerra, tome a postura de já entrar ganhando. Você não será colecionador de derrotas. Você nasceu para ser mais que  vencedor! Aquele que é derrotado se torna escravo do que vence. A situação deve ser sua escrava e não você escravo da situação. Porém, quem decide isso é você, de acordo com suas atitudes e posturas.

São nas pequenas coisas que começamos a detectar a quem servimos. Uma alma que não é curada é, em potencial, escrava de todas as guerras que entra porque já entra perdendo. Não há como estabelecer uma vitória porque já se torna derrotado na hora que entra no campo de batalha.


LIBERTOS NO ESPÍRITO, MAS DOENTES NA ALMA
Muitos homens e mulheres de Deus são nascidos no Espírito, mas não são curados na alma, são devedores de situações, o diabo ainda os subjuga.

Quando você nasce no espírito, esse espírito ganha a medida de varão perfeito, você passa a entender Hebreus 4:12: "Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração."

Há uma divisão para as coisas que são da alma e outra para as coisas que são do espírito. E, para isso, é preciso haver a interferência da espada de dois gumes, haver divisão entre o que compõe a alma e o que compõe o espírito. Por que isso? Porque quem age no mundo espiritual não pode fazê-lo na vertente da alma. Uma pessoa que entra no mundo da alma, para as razões da lógica comum, na esfera natural, não pode confundir com obra do espírito. A conquista da alma tem glória humana, a conquista do espírito tem glória divina.

Deus quer abrir nosso entendimento espiritual. Ele quer que, como Igreja, não estejamos limitados apenas às conquistas da alma, mas que entremos nas conquistas do espírito. As conquistas da alma são temporárias, as conquistas do espírito são eternas. 


ALMA RESTAURADA
No mesmo nível em que somos nascidos de novo precisamos ser curados na alma. A Bíblia chama a Cura da Alma de restauração. E o que é uma alma restaurada? É uma alma feliz e resolvida. É melhor ser um leigo com as emoções resolvidas do que um intelectual com pendências na alma, escondendo-se atrás dos muros, das potencialidades intelectuais que já foram conquistadas porque ainda está enfermo ou doente. Isso é um perigo porque na hora de qualquer guerra pode colocar tudo a perder.

Deus quer fazer de você uma pessoa resolvida, plenamente sarada na alma. Você precisa saber quem governa a sua essência. Onde estão as razões da sua história? Alguns respondem na alma, outros no espírito, depende do nível que cada um está. Porém, Deus levantará uma geração que não andará mais no governo da alma, mas no governo do espírito. 


O QUE ACONTECE QUANDO A ALMA É RESTAURADA?
Saímos da imaturidade e entramos na fase adulta, na maturidade. Pessoas maduras suportam pessoas imaturas e cumprem o que a Palavra diz: "Mas nós, que somos fortes, devemos suportar as fraquezas dos fracos, e não agradar a nós mesmos." (Rm 15:1). É assim que o líder maduro procede.

A alma, na sua lógica, estimula o corpo a responder na proporção do quanto está alimentada ou do quanto ainda não foi restaurada. Porém, o espírito estimula o corpo a ser subjugado ao Fruto do Espírito para que não haja nenhum outro governo sobre nós. É preciso sair do governo da carne, do governo da alma e viver no governo do Espírito de Deus que vai gestar em nós o convencimento do pecado, da justiça e do juízo (Jo 16:8)

Aquele que obedece ao comando do Espírito vive pelo Espírito e não satisfaz a carne. Quando tudo favorece para que o corpo entre em uma situação da alma, existe a liberdade de dizer não. Ainda que haja a vontade, o governo do Espírito subjuga a vontade da carne.

Quando o Espírito entra a Sua função é dominar a alma. É o Senhor quem rege o Universo. Ele é a fonte da sabedoria e a própria manifestação de Isaías 11. São os sete Espíritos de Deus entrando em operação na sua vida e o sobrenatural marcando a sua história e essência. Você será levantado como um líder 100% resolvido na alma, ágil no espírito para conquistar as bençãos do Trono.
(extraído)




Deus te abençoe!

Seus mentores,

Pastores Felipe Oliveira e Elton Santos

segunda-feira, 17 de novembro de 2014

|Palavra para Célula| TRANSFORMAÇÃO FAMILIAR

PALAVRA PARA CÉLULA
TRANSFORMAÇÃO FAMILIAR
(Isaías 61:7 - 9)

"Em lugar da vossa vergonha, tereis dupla honra; em lugar da afronta, exultareis
na vossa herança; por isso, na vossa terra possuireis o dobro e tereis perpétua alegria. Porque eu, o Senhor, amo o juízo e odeio a iniquidade do roubo; dar-lhes-ei fielmente a sua recompensa e com eles farei aliança eterna. A sua posteridade será conhecida
entre as nações, os seus descendentes, no meio dos povos;
todos quantos os virem os reconhecerão como
família bendita do SENHOR."


INTRODUÇÃO
   Infelizmente nos dias atuais temos visto o mundo experimentar a destruição das famílias, isto é obra do diabo na terra (Jo 10:10). Assim como o homem sem Cristo está destinado à morte, também as famílias sem Ele estão destinadas à destruição e à desonra impostas por satanás. Fora do Corpo de Cristo, esta situação de destruição familiar tem sido a regra no mundo.

   As famílias têm sido destruídas porque muitas vezes ninguém quer dar o primeiro passo na direção da mudança, a verdade é que todos precisam ser transformados; ninguém nasceu pronto. É preciso reconhecer: "Meu erro e minha teimosia têm magoado a Deus e à minha família; eu preciso mudar urgentemente".

   Deus formou a família para que ela prospere, desfrute do melhor da terra que lhe está preparado desde a criação.

   Satanás tenta destruir a família através: 
   • Mágoa,
   • Indiferença,
   • Falta de Perdão,
   • Maus costumes, maus testemunhos


COMO VIVER A TRANSFORMAÇÃO FAMILIAR

1. VENÇA O ESPÍRITO DE DIVISÃO NA FAMÍLIA
"Perguntou-lhe Deus: Quem te fez saber que estavas nu? Comeste da árvore
de que te ordenei que não comesses? Então, disse o homem: A mulher que me deste
por esposa, ela me deu da árvore, e eu comi. Disse o SENHOR Deus à mulher:
Que é isso que fizeste? Respondeu a mulher: A serpente me enganou, e eu comi."
(Gn 3:11 - 13)

   Vivendo em aliança a família tem mais força para resistir às lutas e provações da vida, assim como enfrentar e vencer a satanás. A Bíblia diz que "se alguém quiser prevalecer contra um, os dois lhe resistirão; o cordão de três dobras não se rebenta com facilidade" (Ec 4:12).

   O diabo sabe disso (da força da aliança na família) e por isso ele age, desde a primeira família constituída na terra, tentando instaurar divisões entre os familiares, porque ele sabe que "se uma casa estiver dividida contra si mesma, tal casa não pode subsistir, mas perece" (Mc 3.25). Por isso o espírito de divisão impede que a bênção de Deus se manifeste na família.

   Às vezes pode parecer difícil encontrar e trilhar o caminho da reconciliação, mas lembre-se de que Jesus é a nossa paz e Ele tem poder para quebrar todo e qualquer tipo de separação.


2. VENÇA O PECADO NA FAMÍLIA

   O mundo tem vivido a degradação total da família: violência, adultério, pedofilia, vícios e tantas outras malignidades que têm destruído os lares e a sociedade. Como pode haver transformação num lugar onde reina o pecado?

   O pecado separa o homem de Deus e impede que a bênção o alcance (Is 59:2), por isso o diabo sempre tentou colocar o pecado como um muro entre nós e Deus.

   O pecado sempre traz destruição e desonra para o lar:

  • Gênesis 9:20-27 - A embriaguez de Noé e o desrespeito de Cam trouxeram maldição sobre a sua descendência;
  • 2 Samuel 6:23 - o desprezo de Mical para com Davi a impediu de ter filhos;


   A verdadeira família bendita é aquela que faz a vontade de Deus (Mc 3:35). Aliança e santidade trarão prosperidade e honra para a sua família. Por isso não permita que o pecado reine na sua família e traga destruição e desonra para a sua casa. Busque e ensine a santidade no seu lar. Vença o pecado pela autoridade de Jesus!


3. TENHA FÉ E TOME POSSE DAS PROMESSAS DE DEUS

   Deus deseja que a sua família seja transformada e que toda a sua casa seja conhecida como abençoada por Deus. Este desejo do Senhor começa a se materializar na sua vida pela tua fé, quando você crê e se apossa das Promessas de Deus.

   Deus prometeu a Abraão a bênção da prosperidade e da honra na família e declarou que por ele todas as famílias da terra seriam igualmente benditas (Gn 12:1 - 3). Pelo Sangue de Jesus nós somos a família bendita de Deus, pois a bênção de Abraão chegou até nós (Gl 3:13 - 14).

   Tome possa destas verdades:
  • Deus sonhou com a sua família
  • Deus quer que a tua família seja próspera
  • Deus quer que a tua família seja honrada
  • Deus quer que a tua família seja mais do que abençoada, que ela abençoe a outras famílias, como ele disse a Abraão!


   Não se conforme. Creia nas promessas de Deus e lute pela sua família!


CONCLUSÃO

   Tenha atitudes espirituais. Ore e jejue pela sua família. Profetize a transformação da sua família. Faça votos, semeie ofertas no Altar pela sua família. Ame a sua família!




Deus te abençoe!

Seus mentores,

Pastores Felipe Oliveira e Elton Santos

sexta-feira, 7 de novembro de 2014

|Palavra para Célula| DISCIPULADO, UM PRINCÍPIO QUE TRANSFORMA

PALAVRA PARA CÉLULA
DISCIPULADO, UM PRINCÍPIO QUE TRANSFORMA
(Mateus 28:18 - 20)

"E, aproximando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: Foi-me dada toda a autoridade
no céu e na terra. Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações,
batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo;
ensinando-os a observar todas as coisas que eu vos tenho mandado;
e eis que eu estou convosco todos os dias,
até a consumação dos séculos."


INTRODUÇÃO
   O Senhor não nos mandou juntar gente para fazer reuniões. As reuniões são importantes, assim como a cura dos enfermos. As Ministrações têm o seu lugar e certamente devemos cantar e louvar. Contudo o fundamental é fazer discípulos. A não ser que isto seja bem entendido, todas as outras coisas importantes serão a casca de uma fruta oca. Serão um amontoado de atividades sem propósito e sem valor eterno.


O QUE É UM DISCÍPULO?

    A palavra "discípulo" quer dizer seguidor ou aprendiz

   É importante entender que no contexto do Novo Testamento não existe ninguém que seja convertido e não seja um discípulo. Convertido, salvo, discípulo, são termos que se referem a uma mesma pessoa, sendo que, cada termo salienta um aspecto diferente da vida ou experiência desta pessoa:

Salvo: o que foi liberto da condenação e do poder do pecado.

• Convertido: que passou por uma transformação de mente.

Discípulo: seguidor, praticante dos ensinos do mestre, submisso.

Crente: que crê

   Podemos nos referir a uma pessoa que está no Reino de Deus usando qualquer um dos termos que aparecem nas Escrituras, mas devemos nos acostumar a usar o termo discípulo, por que é o termo mais abrangente. Ele expressa com mais exatidão a realidade da vida de alguém que pertence ao Reino de Deus.

   Jesus, os apóstolos e os primeiros irmãos usaram o termo discípulo. E ele aparece 260 vezes no Novo Testamento. O termo crente aparece 15 vezes apenas.


O DISCÍPULO É UM FILHO

"Meus filhos, por quem, de novo, sofro as dores de parto,
até ser Cristo formado em vós"
(Gálatas 4:19)

   Observe que o Apóstolo Paulo chama seus discípulos de filho. A Bíblia diz que o pai corrige o filho a quem ama. Por isso o Discipulado não é feito apenas de palavras encorajadoras, mas principalmente de correção, pois o líder que ama seus discípulos os corrige. Não adianta você estar na Igreja e receber milhares de bênçãos se não há mudança de caráter, se não há transformação; se sua vida continua cheia de brigas, contendas, ódio...

   O orgulho religioso impede muitas pessoas de decidirem se submeter a uma liderança e tornarem-se discípulos. Existem muitos religiosos que alegam serem discípulos apenas de Jesus, não se submetendo a aprender com mais ninguém. Uma atitude como essa um discípulo de Cristo jamais teria, pois o próprio Cristo nos ensinou sobre humildade e optar pela rota do discipulado requer humildade.

   Você pode pensar que Jesus quem inventou o princípio do Discipulado, mais não é bem assim. Antes de Jesus vemos outros homens  que foram discipuladores e discípulos como: Josué, que foi discípulo de Moisés; Eliseu foi discípulo de Elias e tantos outros.


CONCLUSÃO

"Ouvi a instrução, e sede sábios, não a rejeiteis."
(Provérbios 8:33)

"O temor do Senhor é o princípio do conhecimento;
os loucos desprezam a sabedoria e a instrução."
(Provérbios 1:7)

"Aplica o teu coração à instrução e os teus ouvidos às palavras do conhecimento." (Provérbios 23:12)

   Uma pessoa se torna um discípulo quando decide ouvir conselhos e seguir direções de um lÍder, logo, ser discipulado é ter sua vida guardada e protegida espiritualmente.

   É ter certeza que um futuro de paz e prosperidade lhe aguarda. Porém, somente pessoas madura se deixam ser discipuladas.

   Quer ter sua vida transformada? Pratique esse princípio e decida a partir de hoje não caminhar mais sozinho, pois "melhor é serem dois do que um, porque têm melhor paga do seu trabalho. Porque se um cair, o outro levanta o seu companheiro; mas ai do que estiver só; pois, caindo, não haverá outro que o levante. Também, se dois dormirem juntos, eles se aquentarão; mas um só, como se aquentará? E, se alguém prevalecer contra um, os dois lhe resistirão; e o cordão de três dobras não se quebra tão depressa." (Eclesiastes 4:9-12)

   Quando você é um discípulo você não espera seu líder procura-lo, você é quem procura seu líder. Afinal ser discípulo é ser um seguidor.




Deus te abençoe!

Seus mentores,

Pastores Felipe Oliveira e Elton Santos